top of page
Search

Por que contratar uma consultoria?

  • Writer: Rafael Ramos
    Rafael Ramos
  • May 5, 2021
  • 2 min read

Updated: Jun 2, 2021


Hoje, essa importante ferramenta é muito utilizada pelas organizações, seja para ampliar seja para criar um departamento ou melhorá-lo seja, ainda, para contratar pessoal e para outras tantas necessidades.


Para que isso aconteça, a forma mais rápida e eficiente de aperfeiçoar um negócio é contratar uma Consultoria, com o intuito de receber um diagnóstico e uma orientação para que ocorra uma melhoria que agregue valor ao produto / serviço em sua eficiência e em sua eficácia.


ree

As análises e estudos produzidos em uma Consultoria oferecem amplos benefícios para seus clientes, trazendo assertividade nas decisões e maior rentabilidade para a empresa. Tudo isso, realizado em parceria e com o foco voltado para os resultados, se traduz em inúmeros benefícios às empresas.


É imprescindível que haja uma relação de credibilidade e confiança entre as partes. O consultor é um orientador que irá passar ferramentas adequadas para a busca e a eliminação das causas dos problemas. Entretanto, não se imagine a Consultoria como a solução para tudo, pois, se  o Cliente não estiver disposto a realizar um feedback para promover mudanças, é mais difícil vislumbrar bons resultados.


O que se observa é que quando há uma relação de abertura entre empresa e Consultoria, freqüentemente, se consegue superar obstáculos de ordem conceitual, administrativa, financeira, técnica, comercial & outras  e de pessoas.  Isso tudo ocorre após a contratação / entrada de um Consultor especializado. Consciente dos problemas que a empresa enfrenta e da necessidade de recorrer à Consultoria externa, é preciso estar preparado para ter um papel ativo durante todo o desenrolar do processo.


A Consultoria, antes de tudo, dever ter em seu quadro funcional,  profissional capacitado que tenha adquirido  alta expertise,  experiência profissional em  um nicho de negócio, desenvolvido  bons projetos dentro de sua expertise consultiva, recomendando-se  ter uma atuação como gerente funcional em sua área de atuação e que tenha atitudes éticas, boa formação acadêmica e competências adequadas, além de uma forte relação de parceria com o Cliente, possibilitando dizer e escutar o que é necessário para o crescimento e evolução da empresa.


Os benefícios de se contratar uma consultoria estão no fato de que o profissional consultor não está contaminado pelos prováveis vícios de gestão pré-existentes. Pois, além de um comportamento ético e preciso, ele faz uso de instrumentos e conhecimentos de que o Cliente não dispõe o que, certamente, trará bons resultados à Empresa.


 
 
 

Comments


bottom of page