A Era do Talento: Obtendo alto retorno sobre o Talento
- Rafael Ramos
- May 31, 2021
- 5 min read
Updated: Jun 2, 2021
7 Diferenças entre Talentos e Profissionais do Conhecimento
Todos os Talentos são profissionais do conhecimento, mas nem todos os profissionais do conhecimento são Talentos. Os Talentos são mais do que profissionais do conhecimento.
1º - Os Talentos Fazem e Rompem as Regras – Criam, Iniciam, Inventam, Direcionam, Enviam. Os Profissionais do Conhecimento Conservam as Regras - Recebem Ordens, são Pessoas Estudiosas e Obedientes.
2º - Os Talentos Criam; os Profissionais do Conhecimento Implementam. Mas Talentos criativos necessitam do suporte dos profissionais do conhecimento para fabricar produtos, prestar serviços e fornecê-los aos clientes. Nas empresas, os profissionais do conhecimento ajudam os Talentos a transformar ideias em realidade.
3º - Os Talentos Iniciam as Mudanças; os Profissionais do Conhecimento Dão Suporte às Mudanças. Os Talentos são capazes de sentir a necessidade de iniciar a mudança antes que se torne necessário mudar. Eles, geralmente, iniciam as mudanças dentro da empresa, mas precisam de profissionais visionários do conhecimento que dêem suporte a mudança. Sem esse suporte, não seria possível aos Talentos trazer as mudanças à empresa.
4º - Os Talentos Inovam; os Profissionais do Conhecimento Aprendem e Aplicam as Inovações na empresa. Os Talentos são os Professores; os Profissionais do Conhecimento são os Bons Estudantes.
5º - Os Talentos Dirigem; os Profissionais do Conhecimento Agem. Os Talentos dirigem os Profissionais do Conhecimento a executar o trabalho. Os bons Profissionais do Conhecimento aprendem a lidar com as peculiaridades que parecem ser características dos Talentos. Estes, Profissionais do Conhecimento, realizam as visões e as ordens marciais dos Talentos.
6º - Os Talentos Inspiram e Motivam as Pessoas; os Profissionais do Conhecimento Recebem informações e Motivação. Os Talentos desejam ajudar a próxima geração; desejará motivas as pessoas que trabalham à sua volta, desejará vê-las saindo-se bem.
7º - Os Talentos Dão uma Imensa Contribuição e Geram uma Imensa Riqueza; os Profissionais do Conhecimento Compartilham. Fazer muito dinheiro não é o que mais impulsiona a maioria dos Talentos. Muitos se inspiram em fazer uma diferença ou contribuir com a Sociedade. Os Profissionais do Conhecimento podem não ser Talentos, mas compartilham da satisfação no trabalho e da riqueza que os Talentos produzem.
Como os Profissionais do Conhecimento podem tornar-se Talentos?
Propiciando um ambiente livre do MEDO. À medida que tomarem mais iniciativas, os Profissionais do Conhecimento poderão tornar-se Talentos. Cabe as lideranças garantir que os seus subordinados, ou seja, Profissionais do Conhecimento, não tenham medo de se expressar livremente os seus pontos de vistas.
O que motivam os Talentos?
Os incentivos motivam os Talentos a romper as regras, criar, iniciar, mudar, inventar, direcionar e enviar – se houver o incentivo certo, para a pessoa certa, no momento certo. Os Profissionais do Conhecimento tendem a pensar mais nos incentivos financeiros. Além de dinheiro, os Talentos são motivados por visões, sonhos, missões e inovações. Os Talentos querem dar vida a algo empolgante e revolucionário. Querem tornar conhecido o desconhecido. Esse é o credo do Talento – criar algo que deixe uma marca.
Gerenciamento da Qualidade das Pessoas
Pode-se gerenciar apenas as pessoas, não as coisas. Pode-se apenas liderar as pessoas – liderá-las à autodescoberta. Liderar pessoas requer tempo. Se você não tiver tempo nem paciência para liderar, não poderá ser um líder eficaz de ninguém, muito menos de Talentos temperamentais. A primeira tarefa de um chefe é ajudar o seu subordinado ou subordinada a executar o seu trabalho. Todas as outras tarefas são ofuscadas em comparação com a número um: ajudar as pessoas a realizarem o seu trabalho e criar um ambiente que promova a verdadeira satisfação no trabalho.
Outras abordagens Gerenciais Vitais incluem:
1ª - Pratique e Incentive uma Atitude Vencedora. Estimule a confiança de que você e a sua equipe podem ser os melhores do mundo.
2ª - Permita a Tomada de Decisão Participativa. Leve as pessoas mais conhecedoras do assunto e responsáveis pela execução a tomarem a decisão. Se você tiver que decidir, será uma falha do PROCESSO.
3ª - Utilize a Tomada de Decisão Baseada em Fatos. Faça isso por você, não pelos Talentos ou Profissionais do Conhecimento. Estes, Talentos ou Profissionais do Conhecimento, às vezes guiam-se pelos sentimentos, não pelos fatos.
4ª - Utilize o Seguro contra Culpados. Pergunte o quê, não quem.
5ª - Elogie em Público, Chame a Atenção em Particular. Nunca, nunca, nunca embarasse ou humilhe os Talentos. Eles deixam a empresa e nunca mais voltam.
6ª - Use a Honestidade Total, sob Qualquer Circunstância.
7ª - Conceda Confiança. Não faça as pessoas, principalmente os Talentos, terem de conquistar confiança.
8ª - Transpire Respeito a Todos.
9ª - Pratique e Incentive os 4 Cs. Cresça através da comunicação, depois da cooperação, depois da colaboração e finalmente do comprometimento.
10ª - Enfoque o Processo, Não os Resultados. A medição de processos são indicadores de direcionamento; a medição de resultados são indicadores de acompanhamento, tardios demais para ajudar.
11ª - Incentive os Erros. Erros são cometidos em qualquer projeto. Incentive a rápida ocorrência deles para tirá-los do caminho cedo. Não os deixe tornarem-se problemas no decorrer do processo, onde só poderão ser remediados, não consertados, a um custo alto. Está é uma abordagem incomum, porém eficaz, à prevenção.
12ª - Estimule a Criatividade. Não atrapalhe. Seja inquisitivo, não inquisitor.
13ª - Seja um Amigo e Não um Chefe.
14ª - Pergunte aos Talentos o que Querem e Para que Precisam de Você, depois Forneça com a Máxima Rapidez.
15ª - Fique Disponível. Não deixe que Chefes e Reuniões lhe roubem Tempo.
16ª - Trate os Talentos como Clientes, pois é Isso que Eles são. Eles podem ir a qualquer lugar, e irão, se não comprarem o que você está vendendo, como uma empresa onde trabalhar.
17ª - Comporte-se como Fornecedor. Como membro de uma equipe gerencial, você irá querer oferecer o que o seu pessoal de Talento deseja e necessita. Terá vontade de agir como um fornecedor de primeira classe do melhor lugar do mundo para trabalhar. Tratar todos os funcionários como Clientes possui muitos efeitos positivos. Leva os membros da equipe gerencial a reavaliar os seus próprios valores, atitudes e comportamento. O intercâmbio de papéis entre Clientes e Fornecedores é comum. Ambos os lados trocam os bens que possuíam pelos bens de que necessitam.
Os 7 Segredos do Talento
1 – Sonho: Busque-o.
2 – Avalie os seus Pontos Fortes e Fracos.
3 – Cultive a Disciplina e a Determinação.
4 – Represente as Ideias e as Ações de Forma Inseparável.
5 – Envolva a Positividade.
6 – Tome uma Atitude de Persistência.
7 – Saliente a Mentalidade do “ Próximo.
Como estão nossas demandas Atuais e Futuras de / por Talentos?

Talentos - O motor da nova economia – Século XXI
Bibliografia
A Era do Talento - Obtendo Alto retorno sobre o Talento
Autor: Subir Chowdhury
Editora: Pearson Educato
TALENTOS – TALENTOS – O MOTOR DA NOVA ECONOMIA – SÉCULO XXIO MOTOR DA NOVA ECONOMIA – SÉCULO XXITALENTOS – O MOTOR DA NOVA ECONOMIA – SÉCULO XXI



Comments